Apresentação


A Semana de Computação (Secomp) está na 3ª edição, acontece anualmente e tem por finalidade promover a atualização tecnológica e científica dos alunos do curso de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT - Campus de Alto Araguaia), bem como da comunidade local e regional. A partir da criação do curso de Ciência da Computação a SECOMP é uma reedição da SELCOMP interrompida em sua IX edição a fim de adequar a nomenclatura do evento que passa a se voltar também para a Ciência da Computação além da Licenciatura.

 A III SECOMP ocorrerá entre 12 e 16 de dezembro tendo como tema oficial “JOGOS sua influência na formação do profissional de computação”, a fim de apresentar os principais setores de atuação profissional dos “computólogos”, que desejam atuar nessa área no mercado de trabalho. As conferências programadas deverão colocar os alunos em contato com metodologias atuais e variadas de interesse na academia e no mercado de desenvolvimento de games, sendo que o aprofundamento em técnicas ou ferramentas específicas será propiciado pelos minicursos.

A semana tem por objetivo disseminar conhecimentos a respeito de atividades que podem ser desempenhadas por profissionais de nível superior em Computação, promovendo a divulgação e o debate de informações técnico-científicas relevantes da área de Ciência da Computação e oportunizar aos participantes conhecer diferentes possibilidades de atuação profissional que querem atuar no desenvolvimento de jogos.

A III SECOMP  ocorrerá de 12 a 16 de Dezembro, tendo como tema "Jogos e sua influência na formação do profissionais de Computação".

O evento será composto por duas programações distintas: uma voltada para os alunos de graduação dos cursos de Licenciatura e Ciência da Computação e outra voltada para os alunos do Ensino Médio.

Haverá palestras de professores e pesquisadores convidados de outras IES, além de proporcionar aos participantes a possibilidade de apresentação de trabalhos na modalidade de “Resumo”, seguindo o modelo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Os resumos serão avaliados por um Comitê Científico para apresentação em sessões de pôsteres, sendo que os melhores serão apresentados oralmente e receberão premiação.O sistema de inscrição dos participantes e submissão dos resumos será desenvolvido por acadêmicos de Computação. Além disso, uma equipe formada por professores e alunos, divulgará o evento junto às escolas públicas e em universidades da região por meio de cartaz, folder, mala direta, e-mails e redes sociais.

Maiores informações, entre em contato pelo e-mail toniamorim@gmail.com.



Inscrições: De 28 de novembro a 12 de dezembro de 2016.
Envio de resumos: Até dia 12 de dezembro de 2016.
ATENÇÃO: Antes de efetuar sua inscrição, leia a sessão Inscrições.

 

Certificados


Comissão Organizadora Palestrantes Ouvintes Ministrantes de Minicurso Trabalhos Públicados

Programação


12/12/2016 (segunda-feira)
14h-18h

Minicurso5: Introdução ao Arduino.

Ministrante: Prof. Me. Lucas Kriesel Sperotto, Guilherme Inácio Melaninho, Andrey Pixoi Alves Angheben

Local: Laboratório de Hardware

14h-18h

Minicurso2: Introdução a Lógica de Programação com Scratch.

Ministrante: Adalto Alexandre Pereira Sobrinho, Alexandre Santos, Daniel Henrique Pretrikicz, Hugo Jonhantan Donadon Paniago

Local: Laboratório Pedagógico II

14h-18h

Minicurso3: Introdução ao Linux Educacional.

Ministrante: Jessica Josiane Wagner

Local: Laboratório Pedagógico I

19h-19:30h Credenciamento
19:30h–21h

Cerimônia de abertura.

Palestra: Inteligência Artificial aplicada a Chaterbots baseados em Lógica de descrição

Proferida pelo Prof. Me. Adriano Ferraz da Costa - UEG - Santa Helena de Goiás.

Local: Anfiteatro CEPAIA

21h Coffee Break
21h-23h

Apresentação Cultural

 

14h-18h

Minicurso5: Introdução ao Arduino.

Ministrante: Prof. Me. Lucas Kriesel Sperotto, Guilherme Inácio Melaninho, Andrey Pixoi Alves Angheben

Local: Laboratório de Hardware

14h-18h

Minicurso3: Introdução ao Linux Educacional.

Ministrante: Jessica Josiane Wagner

Local: Laboratório Pedagógico I

14h-18h

Minicurso2: Introdução a Lógica de Programação com Scratch.

Ministrante: Adalto Alexandre Pereira Sobrinho, Alexandre Santos, Daniel Henrique Pretrikicz, Hugo Jonhantan Donadon Paniago

Local: Laboratório Pedagógico II

13/12/2016 (terça-feira)
19:30h–21h

Palestra: Evolução das interfaces dos Jogos

Proferida pelo Prof. Dr. Fernando Yoit Obana - UNEMAT - Alto Araguaia.

21h Coffee Break
21h-23h

Apresentação do Jogo Age Of Empires III

 

14h-17h

Minicurso3: Introdução ao Linux Educacional.

Ministrante: Jessica Josiane Wagner

Local: Laboratório Pedagógico I

14/12/2016 (quarta-feira)
14h-17h

Minicurso2: Introdução a Lógica de Programação com Scratch.

Ministrante: Adalto Alexandre Pereira Sobrinho, Alexandre Santos, Daniel Henrique Pretrikicz, Hugo Jonhantan Donadon Paniago

Local: Laboratório Pedagógico II

19:30h–21h

Palestra: Jogos e o mercado de trabalho

Proferida pelo Prof. Dr. Toni Amorim de Oliveira - UNEMAT - Alto Araguaia.

21h Coffee Break
21h-23h

Minicurso4: Computação de Alto Desempenho - Processamento Paralelo com OpenMP

Ministrante: Prof. Me. Darley Domingos de Almeida

Local:Laboratório Pedagógico II

21h-23h

Minicurso1: Introdução ao Desenvolvimento Web.

Ministrantes: Sérgio Santos Silva Filho, Natanael Paulo Paião de Andrade, Bryan Anderson Duarte e Leo Altissimo Neto

Local:Laboratório Pedagógico I

 

15/12/2016 (quinta-feira)
19:30h–21h

Palestra: Minecraft na Educação

Proferida pelo Prof. Me. André Flederico Pereira - UNEMAT - Alto Araguaia.

21h-23h

Minicurso4: Computação de Alto Desempenho - Processamento Paralelo com OpenMP

Ministrante: Prof. Me. Darley Domingos de Almeida

Local:Laboratório Pedagógico II

21h-23h

Minicurso1: Introdução ao Desenvolvimento Web

Ministrantes: Sérgio Santos Silva Filho, Natanael Paulo Paião de Andrade, Bryan Anderson Duarte e Leo Altissimo Neto

Local:Laboratório Pedagógico I

 

16/12/2016 (sexta-feira)
19h-21h

Minicurso1: Introdução ao Desenvolvimento Web

Ministrantes: Sérgio Santos Silva Filho, Natanael Paulo Paião de Andrade, Bryan Anderson Duarte e Leo Altissimo Neto

Local:Laboratório Pedagógico I

21h-23h

Campeonato de Jogos (Age Of Empires III)

23h Confraternização

 

 

Mini-Cursos


MINICURSO 1 – INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB.
Ministrante:
Sérgio Santos Silva Filho, Natanael Paulo Paião de Andrade, Bryan Anderson Duarte e Leo Altissimo Neto.
Dia: De 14 a 16 de dezembro de 2016.
Horário: Das 21hs às 23hs.
Local: Laboratório Pedagógico de Computação I - UNEMAT
Vagas: 10 vagas - participante pode trazer notebook com os pré-requisitos abaixo:
Atom (https://atom.io/)

 

MINICURSO 2 - INTRODUÇÃO A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM SCRATCH
Ministrante: Discentes: Adalto Alexandre Pereira Sobrinho, Alexandre Santos, Daniel Henrique Pretrikicz, Hugo Jonhantan Donadon Paniago
Dia: 12 a 14 de dezembro de 2016
Horário: Das 14hs às 17hs.

Local: Laboratório Pedagógico de Computação II - UNEMAT
Vagas: 20 vagas - participante pode trazer notebook com os pré-requisitos abaixo:

Acesso a internet

 

MINICURSO 3 - INTRODUÇÃO AO LINUX EDUCACIONAL
Ministrante: Jessica Josiane Wagner
Dias:12 a 14 de dezembro de 2016
Horário:Das 14hs às 17hs.
Local: Laboratório Pedagógico de Computação I - UNEMAT
Vagas: 10 vagas - participante pode trazer notebook com os pré-requisitos abaixo:

Acesso a internet


MINICURSO 4 - COMPUTAÇÃO DE ALTO DESEMPENHO - PROCESSAMENTO PARALELO COM OPENMP
Ministrante:
Prof. Me. Darley Domingos de Almeida e Prof. Me. Caio César Enside de Abreu
Dia: 14 e 15 de dezembro de 2016
Horário: Das 21hs às 23hs.
Local: Laboratório Pedagógico de Computação II - UNEMAT
Vagas: 15 vagas, mais 10 para alunos com notebook

- participante pode trazer notebook com os pré-requisitos abaixo:
Sistema Operacional da família Windows

- Software CodeBlocks , com compilador e configuração para uso de OpenMP


MINICURSO 5INTRODUÇÃO AO ARDUINO.
Ministrante: Prof. Me. Lucas Kriesel Sperotto, Guilherme Inácio Melaninho, Andrey Pixoi Alves Angheben
Dias:12 e 13 de dezembro de 2016
Horário:Das 14hs às 18hs.
Local: Laboratório de Hardware - UNEMAT
Vagas: 20 vagas.

 

Inscrições

1. DATAS IMPORTANTES

a) Realização: 12 a 16 de dezembro de 2016.
b) Inscrições: De 28 de novembro a 12 de dezembro de 2016.
c) Envio de resumos: até 12 de dezembro de 2016.

d) Abertura para Submissão dos Trabalhos: 06 de novembro de 2016.

e) Data limite para Submissão dos Trabalhos: 12 de dezembro de 2016.

f) Resultado da Avaliação dos Trabalhos: 15 de dezembro de 2016.

g) Data limite para Submissão dos Trabalhos Corrigidos: 12 de dezembro de 2016.

h) Inicio do Evento: 12 de dezembro de 2016.

 

2. ONDE

Departamento de Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Alto Araguaia.

 

3. LOCAL E VALORES

 

O local para realização das palestras será o Auditório do CEPAIA com ambiente climatizado e ideal para as apresentações.

Os locais para realização dos minicursos serão os Laboratórios Pedagógicos de Computação, Câmpus da UNEMAT em Alto Araguaia. Os minicursos acontecerão nos períodos matutino e vespertino.

As inscrições para a III SeComp de computação serão feitas no departamento de Computação ou através do e-mail  secomp.aia@gmail.com, nos períodos da manhã, tarde e noite.

Modalidade de inscrição ESTUDANTE:

Participantes de todas as palestras (noturno), mais dois minicursos, terão direito à certificado de 30 horas (R$ 15,00, certificado de 30horas).
Participantes de todas as palestras (noturno), mais um minicurso terão direito à certificado de 20 horas (R$ 10,00, certificado de 20horas).


Modalidade de inscrição PROFISSIONAL:

Participantes de todas as palestras (noturno), e um minicurso, terão direito à certificado de 30 horas (R$ 25,00, certificado de 30horas).
Participantes de todas as palestras (noturno) terão direito à certificado de 20 horas (R$ 25,00, certificado de 20horas).



Campus Universitário de Alto Araguaia
Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Rua Santa Rita, nº 128, Centro - Alto Araguaia - MT
CEP: 78780-000

Maiores informações, entre em contato pelo e-mail secomp.aia@gmail.com.

 

Comissões


COMISSÃO ORGANIZADORA 

Docentes

Prof. Dr. Toni Amorim de Oliveira (Coordenador Geral)
Prof. Me. Dárley Domingos Almeida
Prof. Me. Sérgio Santos Silva Filho


Discentes

Alzemir Sobrinho
Fernando Rodrigues
Gabriel Simões
Josélia  Aparecida Faria Pires
Leo Altissimo
Natanael Paulo Paião de Andrade

 

COMITÊ CIENTÍFICO

Prof. Me. Adriana de Oliveira Dias
Prof. Me. Caio César Enside de Abreu
Prof. Me. Carlinho Viana de Sousa
Prof. Me. Lucas Kriesel Sperotto
Prof. Me. Sérgio Santos Silva Filho
Prof. Dr. Toni Amorim de Oliveira

 

 

 

chamadada de Trabalhos

 

Nesta edição da SECOMP será publicado online o Caderno de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento do Departamento de Computação da UNEMAT de Alto Araguaia contendo duas seções: Uma com os trabalhos desenvolvidos pelos docentes do Departamento de Computação e outra advinda da chamada de trabalhos da SECOMP.

Chamada de Trabalhos e Instruções para Autores

Convidamos a comunidade acadêmica da região a submeterem seus trabalhos acadêmicos na forma de Resumo Expandido para apresentação na III SECOMP.

Os trabalhos aceitos para apresentação serão publicados na seção de Resumos Expandidos do Caderno de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da UNEMAT e deverão ser expostos por meio de pôsteres (banner ou painel). 
Além disso, os 3 melhores trabalhos, que foram selecionados por uma banca específica serão premiados.

Os eixos temáticos de interesse são:

Eixo 01: Sistemas de Informação (Engenharia de Software, Engenharia Reversa, Engenharia Web, Sistemas Web, Metodologias e Técnicas da Computação, Interface Humano-Computador, Linguagens de Programação, Banco de Dados, Padrões de Projetos, Aplicações de SI).

A proposta deste eixo é reunir discussões voltadas ao desenvolvimento e utilização de Sistemas de Informação, desde a concepção de projetos aplicados ao desenvolvimento e testes, incluindo-se a investigação de novas metodologias e paradigmas de desenvolvimento e documentação de projeto de software e sistemas de informação. Nesse contexto incluem-se os trabalhos voltados, mas não limitados, a: aplicação de sistemas de informação nas mais variadas áreas, avaliação de metodologias e paradigmas de desenvolvimento, estudo de paradigmas de programação e técnicas de programação, desenvolvimento e análise de sistemas Web, uso de padrões de projeto, técnicas de mineração de dados e padrões, e outras aplicações de banco de dados.

 

Eixo 02: Sistemas de Computação e Controle Digital (Arquitetura de Sistemas de Computação, Hardware, Modelagem de Sistemas de Computação, Redes de Comunicação de Dados, Segurança em Redes, Redes de Sensores, Computação Ubiqua e Pervasiva, Programação Paralela e Concorrente, Processamento de Alto Desempenho, Microcontroladores e Microprocessadores).

No eixo 2 organizam-se as discussões acerca de Sistemas de Computação e Controle Digital que reúne os trabalhos que tratam de modelagem, ou projeto/especificação e/ou teste de Sistemas de Computação, isto é, modelagem, projeto e teste de redes, de sistemas distribuídos, de redes de comunicação de dados, de projetos de automação e controle, de sistemas pervasivos e de sistemas ubíquos, ou ainda, trabalhos relacionados como sobre computação nas núvens, redes de sensores, análise de desempenho computacional de arquiteturas paralelas, dentre outros.

 

Eixo 03: Ciências Computacionais (Computação Científica, Processamento Gráfico e de Imagem, Modelagem e simulação Computacional, Computação Aplicada a Engenharias e Ciências, Modelagem e Simulação Computacional de Fenômenos Naturais e da Interação Humano-Natureza, Modelagem Matemática, Pesquisa Operacional, Grafos, Matemática da Computação, Computação Algébrica).

No eixo 3 congregamos as Ciências Computacionais, incluindo-se a tradicional e precursora subárea da Computação Científica. Em sentido abstrato, a representação de fenômenos naturais e sociais em nível suficientemente abstrado é possibilitada por modelos matemáticos expressos por equações matemáticas, cuja resolução só é possível utilizando-se métodos computacionais adequados em cada situação. O eixo temático 3 congrega as metodologias e técnicas numéricas e computacionais utilizadas para simulação, em seus vários momentos e finalidades, desde a aplicação da Computação como em softwares especialistas para aplicações em todas as Engenharias, Medicina, Biologia, Química, Física, etc, aos recentes modelos de simulação de fenômenos sociais ou da interação humano-natureza. Artigos com técnicas computacionais e implementações de métodos numéricos para resolução de equações diferenciais parciais/ordinárias e comparações com outros métodos são contribuições bem vindas. Métodos estocásticos e determinísticos e Física Computacional são certamente assuntos de interesse nesse eixo.

 

Eixo 04: Teoria da Computação (Lógicas e Semântica de Programas, Linguagens Formais e Autômatos, Modelos Analíticos e de Simulação, Computabilidade e Modelos de Computação, Inteligência Artificial, Modelagem e Teste de Software). 

No eixo Teoria da Computação organizamos os trabalhos teóricos da Ciência da Computação, compreendendo o estudo dos fundamentos de Lógicas, Linguagens Formais e Autômatos à Modelagem e Teste de Sistemas, técnicas e estratégias de modelagem e teste de software, compiladores, e trabalhos relacionados compõem o eixo 4.

 

Eixo 05: Computação e Educação (Informática Educativa, Tecnologia Educacional, Educação Tecnológica, Software educativo e Educacional, Informática na Escola, Políticas em Educação e Computação/Informática, Formação em Computação, Currículo em Computação, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, ead, Tecnologias Sociais de base Digital, Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas a Educação, Teleinformática, Padrões e Estilos de Aprendizagem).

Nesse eixo, eixo 5, congregamos os trabalhos que tratam da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade Computação e Educação. Os projetos de uso dos laboratórios das escolas, estudos de casos de uso de informática educativa, programas voltados ao ensino de e com tecnologia educacional, o uso de tecnologias educacionais, como software educativo, simuladores, jogos, webquests, objetos educacionais e padrões de aprendizagem, a experiências em ambientes virtuais de aprendizagem são de interesse nesse eixo temático. Trabalhos que investigam a inclusão digital e a apropriação tecnológica em diferentes aspectos, bem como as várias relações entre Computação e Educação são bem vindos.

 

SOBRE O RESUMO EXPANDIDO

Nessa edição da SECOMP serão aceitos apenas Trabalhos em Resumos Expandidos que relatam pesquisas de mestrado, doutorado, de programas e projetos em estágio inicial, ou em andamento, ações de extensão, ou trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica, já concluídos ou em andamento, preferencialmente que já apresentam o planejamento metodológico e/ou resultados preliminares relevantes. Os textos devem ser originais e os autores se comprometem com a autenticidade e veracidade das informações prestadas, como usual.

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO:

O artigo deve ser dividido em cinco tópicos: Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Agradecimentos. Devendo o aluno escrever cada tópico seguindo o descrito abaixo:

  • Introdução: A introdução deve ser clara e apresentar e justificar o problema utilizando-se de revisão da literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.
  • Metodologia: A seção metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas.
  • Resultados e Discussão: Nesta seção devem ser apresentados os resultados obtidos, de forma clara e padronizada, com detalhes suficientes para justificar as conclusões. Podem ser na forma de tabelas ou figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
  • Conclusões: A seção conclusões é a parte mais importante do trabalho e deve ser elaborada com bastante cuidado. Ela deve informar se você alcançou os objetivos propostos na introdução e estabelecer o significado de seu trabalho, destacando a contribuição para a ciência e a sociedade.
  • Agradecimentos: Todo trabalho científico depende da colaboração de outros. Você deve expressar o reconhecimento às pessoas que forneceram equipamentos, materiais e etc. Os órgãos que apoiaram financeiramente a pesquisa, jamais devem ser esquecidos. Este é o caso do CNPq, FAPEMAT e outros.

MODELO DO RESUMO EXPANDIDO:

O Resumo Expandido deverá ser enviado para revisão em duas versões, com no mínimo duas e até três páginas e seguindo as orientações dos modelos abaixo:

 

SOBRE A SUBMISSÃO DO RESUMO EXPANDIDO 
Os trabalhos devem ser enviados para o seguinte endereço de email: submissao.secomp.aia@gmail.com. Os trabalhos devem ser enviados em um único e-mail no formato .doc.
O prazo-limite para a submissão do Resumo Expandido será o dia 21/11/2016, às 23h 59min do horário de Brasília (capital federal).
SOBRE A REVISÃO DO RESUMO EXPANDIDO 
O processo de revisão adotado pelo comitê científico da SECOMP é o conhecido processo de revisão cega por pares e será gerenciado via emails pelo Coordenador do Comitê Científico Prof. Dr. Toni Amorim de Oliveira.
Cada RESUMO EXPANDIDO (sem a identificação dos autores) será avaliado por dois pareceristas da área temática específica, e quando houver empate, um terceiro parecer ad hoc será requisitado. Os pareceres finais serão encaminhados no e-mail do autor-correspondente que submeteu o trabalho.

SOBRE OS TRABALHOS DOS DOCENTES DO DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO

Natureza dos resumos estendidos

Os resumos estendidos farão parte da 2ª edição do Caderno de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento do Departamento de Computação da UNEMAT de Alto Araguaia, que desempenhará um importante papel de divulgação da instituição para a comunidade interna e externa. Portanto, o público alvo dos trabalhos é formado por pessoas da área técnico-científica engajados em equipes de projetos de pesquisa, extensão e desenvolvimento, independente de sua categoria acadêmica. Ou seja, a regra é ser pesquisa/desenvolvimento/extensão relatovo a projetos institucionalizados pela UNEMAT-Aia e o estilo do texto deve ser técnico.

Pretendemos publicar o caderno online no site da SECOMP e adquirir ISSN para publicação online. O caderno não possui caráter de uma publicação científica. Mas sim registrar as atividades de pesquisa desenvolvidas pelos professores do departamento de computação ano a ano. Dessa maneira, os resumos submetidos não requerem, em absoluto, quaisquer ineditismos. Pelo contrário, caso o trabalho tenha sido publicado em revistas ou anais de congresso ou tenha sido apresentado recentemente em reuniões científicas, sugerimos que esse fato seja expresso na forma de referência bibliográfica.

Modelo

O Resumo Expandido deverá ser enviado para revisão em uma versão, com no mínimo uma e até duas páginas e seguindo as orientações do modelo abaixo:

Revisão

A revisão terá como focos o formato (coerência com o modelo), texto (erros de digitação) e gramática. Não será realizada verificação de conteúdo. Por esse motivo, os autores devem ter o cuidado de discutir o conteúdo com seus pares para garantir a qualidade científica de nossa publicação.

Submissão

Os trabalhos devem ser enviados para o seguinte endereço de email: toniamorim@gmail.com. Os trabalhos devem ser enviados em um único e-mail no formato .doc e no assunto do e-mail deve-se indicar publicação docente.

Qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail toniamorim@gmail.com.

 

 

Contato

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Prof. Dr. Toni Amorim de Oliveira (Computação/UNEMAT)
(Coordenador da 3º SECOMP)
E-mail: toniamorim@gmail.com ou toniamorim@unemat.br
Fones de contato: (66)3481-1857
Universidade do Estado de Matro Grosso - UNEMAT
Endereço: Rua Santa Rita, 148 - Centro.
Cidade: Alto Araguaia - MT.
Cep: 78.780-000